quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Folhados de Salmão com Salada Ibérica


Penso ainda não o ter referido de forma concreta e por escrito, mas os folhados são para mim como uma tampa para uma caneta, ou uma flor para um jardim... não conheço prato, que confeccionado com uma bela placa de massa folhada, não fique irresistível!

Raramente preparo peixe em casa... talvez porque não disponho de um quintal onde o possa grelhar (que é como mais gosto) ou talvez por preguiça (assumo). É que, como peixe com frequência em casa dos pais e logo por aí deixo-me convencer que não vale a pena ter o trabalho de o preparar ou de ter o comprar fresco no mercado, logo pela manhã ao fim-de-semana (é tão bom preguiçar nas manhãs de sábado e domingo)!

De qualquer forma, não posso sempre esperar comer peixe quando me apetece, sem saber que também tenho o preparar, mesmo que isso signifique que o faça chez moi!

Partindo deste princípio, lembrei-me de uma receita que vi há uns tempos (não me recordo exactamente onde) onde o salmão vinha embrulhado numa placa de massa folhada regado com vinagre balsâmico.
Bom :) olhos arregalados para a massa + um belo lombo de salmão (peixe que aprecio) e uma bela salada para acompanhamento, era o prato ideal para comemorar outro dia de férias.

Estava delicioso!
Ingredientes (2 pessoas)
1 placa de massa folhada refrigerada
2 lombos de salmão sem pele e espinhas
sal e pimenta da Jamaica para tempero
margarina
1 clara

Preparação
Prepare o forno à temperatura de 180ºC e tempere os lombos com sal e pimenta da Jamaica moída (em almofariz ou moinho para especiarias).
Leve ao lume para grelhar, com pouca margarina, durante 5 minutos e coloque-os na placa de massa folhada divida ao meio e faça os embrulhos.
Pincele os mesmos com a clara do ovo e leve ao forno por +- 10 minutos.
Sirva com salada ibérica, com quadradinhos de queijo fresco e tomate cherry.

sábado, 9 de agosto de 2008

as 10 +

A convite da blogueira e mui talentosa Kiduxa, foi-me proposto seleccionar as 'melhores' ou mais fotogénicas fotos de pratos e receitas lançadas neste blog aventura...
Ao fazer uma análise detalhada, confirmo que desde que me lancei neste espaço, não coloquei todas as fotos e receitas que faço no meu laboratório, por isso deixo aqui uma compilação daquelas que registei e vos apresentei!

No entanto, neste convite existem regras que passam por:
1– Publicar 10 fotos das nossas receitas preferidas.
2- Colocar o nome e link do blog da pessoa que me indicou.
3- Passar 5 amigas(os) e deixar comentário no cantinho de cada.

Neste campo, escolho:


Todos eles, sem excepção, são inspirações visuais e espirituais, por isso aqui delego mais umas funções.
Obrigada pelo convite, mais uma vez e tudo de bom!

Nevadas de Coco

Agosto... pico do Verão (ou pelo menos que se diga)... confesso que o tema desta receita, foi algo que me despertou curiosidade e o próprio nome, alguma frescura. Daí a não querer desperdiçar os restos de um abacaxi que tinha comprado para uma salada simples desta fruta, foi um instante!

Mais uma vez fui buscar inspiração à Vaqueiro e ter uma desculpa para fazer mais um doce!

A mistura dos sabores e o facto de se tratar de uma sobremesa com pouco açucar é um deleite para a vista e apetite! Posso dizer que uma taça sabe a pouco...



Ingredientes (4 pessoas)
metade de um abacaxi
2 dl leite coco light
30g+30g açucar extra-fino
15g de maisena
30g margarina vaqueiro
2 claras
coco ralado

Preparação
Pré-aqueça o forno a 180º.
Num tacho, derreta a margarina e junte a metade de um abacaxi cortado em pedaços e deixe alourar. Junte-lhe o açucar (30g)e mexa.
À parte prepare as claras em castelo com os 30g de açucar já separado e reserve.
Coloque no fundo de tacinhas individuais o abacaxi caramelizado e no sumo que restou no tacho onde prepararou o mesmo, deite a maisena e o leite de coco. Mexa até engrossar e junte-lhe as claras em castelo. Envolva bem as laras no leite de coco e verta por cima do abacaxi.
Leve ao forno por 10 minutos e decore com coco ralado.