terça-feira, 25 de Novembro de 2008

Sopa de outono

O jantar de hoje, resumiu-se a esta deliciosa sopa de outono e uma (ou duas :)) fatias de pão saloio!

Estava tããããooooo boa...


SOPA DE OUTONO
(adaptação Blue Cooking, Nº33, Novembro 2008)

Ingredientes
Azeite
2 dentes de alho esmagados
1 cebola picada
3 mãos cheias de espinafres baby
4 batatas grandes para cozer e cortadas em quadrados
6 cháv. almoçadeiras de caldo de legumes
1 lata de tomate aos pedaços
1 frasco de feijão vermelho
salsa picada a gosto
sal q.b.

Confecção
Faça um estrugido com o azeite e a cebola e adicione o alho.Cozinhe durante 5 minutos a acrescente a batata. Envolva durante 1 minuto e junte o caldo (previamente misturado na medida de chávenas em água quente) e o tomate. Deixe levantar fervura e entretanto baixe a temperatura e deixe cozinhar por 20 minutos. Junte o feijão e cozinhe por mais 5 minutos.
Acrescente os espinafres e a salsa.Tempere a gosto e sirva de imediato.

sábado, 22 de Novembro de 2008

Risotto ...

Com algumas alterações à receita original, mas delicioso e a repetir, aqui deixo o registo do meu primeiro risotto...

RISOTTO COM BACON (adaptação da revista Blue Cooking, Novembro de 2008)

INGREDIENTES
300g cogumelos aos cubos

1/2 copo de vinho branco

1 l caldo de legumes

2 copos de água médios de arroz carnaroli (na falta de arborio)

sal e pimenta a gosto

azeite ou manteiga para o estrugido

1 cebola picada

queijo parmesão

coentros a gosto

CONFECÇÃO

Faça o estrugido com o azeite ou manteiga e a cebola finamente picada. Adicione o arroz e mexa. Entretanto refresque com o vinho e mexa até evaporar. Adicione o caldo aos poucos. Repita a operação sempre que o caldo evapore e para que o arroz não seque. Faça-o por 20 minutos até o arroz estar cozinhado.

Durante este processo, refogue o bacon numa frigideira e adicione um pouco de caldo para que confira um pouco mais de sabor quando o juntar ao risotto. Após a cozedura do risotto, junte o bacon, envolva e polvilhe com o queijo parmesão e os coentros picados e rectifique os temperos. Está pronto a servir.

sexta-feira, 21 de Novembro de 2008

Doce de panquecas salgadas...


A 'pedido de várias famílias'... e porque de facto a minha dedicação ao blog e à culinária tem andado na mó de baixo (graças ao trabalho e horários loucos a cumprir...) resolvi hoje experimentar uma receita que há muito me andava a saltitar na mente!
Já referi ser admiradora de alguns blogs internacionais e de ter neles uma verdadeira adoração pelas fotos (não fossem as suas criadoras Food Photographers), portanto com o site Cook & Eat, não é diferente!
A receita não foi seguida ao milímetro, mas foi inspirada em... pelo que apenas refiro que qualquer semelhança é pura coincidência!


PANQUECAS SALGADAS COM DOCE DE MORANGO NO FORNO

INGREDIENTES
2 ovos
1/4 chávena de leite M/Gordo
1/4 chávena de farinha
1 pitada de sal refinado
manteiga para untar a forma
doce de morango e/ou lemon curd

CONFECÇÃO
Pré-aqueça o forno a 180º/200º e misture os ovos com uma pitada de sal e mexa bem. Gradualmente, verta o leite e a farinha e misture até sentir a massa fôfa.
Unte a forma com manteiga, deite o preparado dos ovos e leve ao forno. Deixe cozer por 20/25m ou até verificar que a massa se encontra devidamente cozida.
Sirva com doce de morango ou lemon curd (como a primenira panqueca que desapareceu antes que a máquina pudesse registar a sua beleza...), hmmm. Não demasiado doce, nem salgado demais! PERFEITO...


sábado, 1 de Novembro de 2008

Mini bôlas de carne

O frio, o inverno e a chuva, trazem a vontade de nos recolhermos em casa, dentro de um pijama e umas pantufas bem quentinhas! Mas não é só o corpo que pede calor, o estômago também precisa de algum conforto... foi a pensar nele que fiz estas bôlas de carnes, inspirada na receita da Vaqueiro.
Ficaram mesmo saborosas (melhores frias que quentes, mas... lá dá para esperar para provar?)



MINI BÔLAS DE CARNE (SERVE 8 FORMINHAS)

INGREDIENTES

300 gr de farinha tipo 65 (usei Dona Flor e adorei o resultado)

1 colher de sopa de fermento em pó

4 ovos médios

2 dl de leite M/Gordo

1 dl de óleo

Mistura de carnes picadas ou em pedaços (alheira, frango e Bacon)

sal a gosto

CONFECÇÃO

Pré-aqueça o forno para 180ºC e comece por cozer o frango em água com sal e metade de uma cebola. Entretanto prepare a alheira numa frigideira em lume brando. Frite o bacon, na gordura da alheira e pique todas as carnes ou desfaça-as em pedaços de modo a que arrefeçam rapidamente enquanto faz o restante preparado.

Junte a farinha, com o fermento e o sal e mexa. Faça um buraco no meio destes ingredientes e junte os ovos, o leite e o óleo. Mexa com uma colher de pau e envolva todos os ingredientes. Misture as carnes e verta em forminhas de queques ou uma forma quadrada, já untada e polvilhada com farinha e leve ao forno por 20/25 minutos. Deixe arrefecer e sirva com uma salada ou para um lanche.