sábado, 31 de janeiro de 2009

'Almofada' de coco e frutos secos

Se lhe chamam travesseiro de coco, porque não almofada???
Ora, acho que reinventei o nome desta DELICIOSA sobremesa, feita por altura do Natal, mas sem tempo para textos e arranjos na altura!

Agora que a estou a postar, estou com vontade de me meter de novo na cozinha e fazer algo parecido!
(Hmm, pensando bem, é mesmo isso que vou fazer...)
Confesso que desde que entramos em Janeiro, tenho tentado ( a sério que sim!) não comer doces ou sobremesas tentadoras, mas é tão difícil... ainda que fique pelas mais simples e reduza às quantidades de açúcar, é complicado não experimentar e de seguida provar!
Já sei... vão dizer-me - então não faças! - mas como?
Depois de ver os vossos blog's e as fotos, não dá para sair sem correr para a dispensa e atacar as bolachas 'Maria sem sal ' e a desejar que tivessem cobertura de chocolate e pepitas de arando!
ALMOFADA DE COCO (adaptação da revista Vaqueiro)

INGREDIENTES
1 placa de massa folhada
4 maças reinetas
100 g alperces secos
40 g açúcar
50 g de farinha
70 g coco ralado
2 ovos
açúcar em pó para polvilhar
CONFECÇÃO
pré-aqueça o forno para os 180ºC. Rale as maças para um recipiente e nele deite os alperces previamente picados. Junte a farinha, o coco ralado e o açúcar e mexa. Entretanto verta os ovos e continue a mexer até envolver tudo.
Desenrole a massa folhada e com o papel vegetal, estenda-a numa travessa de forno. No centro da massa coloque o anterior preparado e enrole as pontas da massa de modo a fechar o recheio. Pique a base da massa e leve ao forno por 25 minutos.
Polvilhe com açúcar em pó.
Sugestão: morno, é óptimo!

"La mia pasta"



Por ocasião do meu aniversário, recebi do meu mais-que-tudo esta magnifica máquina de fazer pasta à verdadeira moda italiana. Já estava em dívida umas fotos dela e das suas massas!

A verdade é que ter uma máquina de fazer massa fresca em casa, faz com que haja imensas oportunidades para experimentar quase tudo e de todos os sabores, sejam placas para lasanha, ravioli, tagliatelle, spaghetti, etc...

Ainda não variei muito nas experiências, dado que não dá para ingerir massa todos os dias, mas que tenho umas quantas receitas para pôr em prática, isso tenho...


e estica...


et voilá!!!

Resta dar asas à imaginação...

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Muitas saudades e um cupcake...

Estive em Londres recentemente e da viagem trouxe lembranças fenomenais e uma vontade gigante de lá voltar!

Sem hesitar 'escrevo' e repito, que o povo britânico é de uma hospitalidade e simpatia irrepreensíveis, além de apresentarem uma educação exemplar em toda a sua conduta!

Todos os locais visitados, que em 4 dias apenas poderiam ser os mais turísticos, estão impecavelmente conservados e toda a cidade vive com eles em perfeita harmonia... garanto que é uma cidade deliciosa!

Notting Hill, Convent Garden e o Aplle Market, Westminster, Hide Park, a City, enfim... ficaria infinitamente a nomear os locais que adorei visitar e fotografar!


Em Convent Garden vi esta deliciosa patisserie (cujo nome não anotei...) e não resisti a provar um cupcake (especialidade da casa)! O difícil foi escolher, perante tantos e com tantos sabores!

A seu tempo farei novas refªs a esta viagem, cujas fotos ainda estão a ser analisadas e preparadas.


Feliz 2009 a todos(as)!
(LEMON CUPCAKE AND COCONUT TOPPING)