sábado, 28 de Março de 2009

Folhados de maça e morango


Para aqueles que me conhecem desde miúda (porque agora sou uma Sr.ª Miúda)... devem estranhar esta doença pelas receitas com morangos, mas a verdade é que aprendi a gostar deles!

Sempre achei que se tratava de uma fruta bonita, apetitosa e doce, mas na realidade, não doce o suficiente para mim... entretanto os tempos mudaram e hoje adoro a fruta e qualquer receita em que eles estejam presentes!



Devo agradecer à Ameixa que me inspirou com a sua tarte de maçã folhada, porque ao reparar nas minhas reinetas paradas na fruteira e na massa folhada que comprei no Lidl (desculpa Ameixa, não ajudei na campanha do tio Miro, mas a verdade é que adoro a massa do Lidl), resolvi fazer folhados, mas em tamanhos individuais (porque assim cada um sabe o que come)...

No final, apareceram tartes de morangos e de maçãs para encher a vista de todos, com toffee das respectivas frutas a acompanhar.



FOLHADOS DE MAÇA E MORANGOS (inspiração em Canela Moída)

INGREDIENTES

1 placa de massa folhada (à escolha ;))

frutas a gosto: 2 morangos finamente cortados, 2 maçãs a gosto

3 colheres de açúcar mascavado escuro

50 gr de manteiga sem sal

1 dl natas

CONFECÇÃO

estenda a placa de massa folhada e separe para respectiva colocação nas tacinhas individuais, faça pequenos furos com um garfo e reserve. Ligue o forno para os 180ºC.

Numa frigideira, adicione metade da manteiga e coloque as maçâs para dourar, salteie com 2 colheres de açúcar mascavado e mexa. Repita o processo com os morangos e verta nas forminhas. Faça um toffee com um pouco mais de manteiga, açúcar e 1 dl de natas, mexa e verta sobre as tacinhas de fruta. Leve ao forno por 15 min ou até a massa ficar dourada e deixe arrefecer. Fica delicioso acompanhado com um Nespresso...

quinta-feira, 26 de Março de 2009

Bolachas com creme Custarda e Morangos


Na realidade estas bolachinhas foram feitas há alguns dias, mas confesso que esta não era a intenção inicial. De qualquer forma e para não estragar a massa (que já levava farinha a mais), decidi experimentar algo diferente e fiz umas bolachas de massa doce e um creme de custarda. Para finalizar o trabalho, decorei com umas finas fatias de morangos et voilá!
No final, saiu melhor que a encomenda...

sábado, 7 de Março de 2009

Bolo fofo com crumble de framboesas e morangos


BOLO FOFO COM CRUMBLE DE FRAMBOESAS E MORANGOS
(adaptação de Join of Baking "Blueberry Coffee Cake")

INGREDIENTES

PARA O CRUMBLE

80 gr de Farinha sem fermento

80 gr de açúcar branco

1/2 colher de chá de canela

60 gr de manteiga sem sal

PARA O BOLO

250 gr farinha

1 colher de chá de fermento

1/8 colher chá sal

60 gr de manteiga sem sal à temperatura ambiente

125 gr. de açúcar light

1 ovo grande

1/2 colher de chá de extracto de baunilha

80 ml leite

250 gr de framboesas frescas

250 gr de morangos cortados em pedaços


PREPARAÇÃO

Pré-aqueça o forno para os 180ºc e unte a forma (usei a forma do bolo inglês) com manteiga. Forre com papel vegetal e volte a untar com manteiga. Reserve. Numa taça à parte, adicione (para o bolo), a quantidade de farinha, o fermento e o sal e reserve.

Para o topping/streusel ou crumble, misture a farinha, o açúcar e a canela. Corte a manteiga em pedaços e amasse com a ajuda de um garfo ou uma misturadora própria, de modo a incorporar a manteiga na farinha e criar o aspecto areia típico de um crumble.

Para o bolo prepare, na batedeira, um creme com a manteiga e o açúcar. Incorpore o ovo e a baunilha e mexa bem. Alterne o preparado da farinha e fermento com o leite e continue a misturar até estar tudo bem ligado. Verta na forma e por cima espalhe as frutas de modo a cobrir todo o bolo. junte o crumble e faça pequenos furos na massa de modo a que alguma fruta 'entre' e verta o sumo.

Leve ao forno por 40 a 50 minutos e deixe arrefecer.

Sirva morno ou à temperatura ambiente. (servi com xarope de morangos, para fornecer alguma acidez ao bolo)