terça-feira, 3 de Novembro de 2009

Scones do mundo...

O Outono chegou (finalmente) e a verdade é já não tinha paciência para aquele calor fora de tempo, por mais agradável que seja vestir qualquer trapinho, sem a preocupação se vou ter frio, se vai chover, se levo um casaco de malha ou sobretudo, preciso de todas as estações na sua ordem!

Tenho a necessidade de sentir um Outono a sério, com temperaturas mais baixas, depois de um Verão em pleno e ter vontade de abrir as gavetas para decidir que camisola ou qualquer outra indumentária de mangas, vou escolher para me agasalhar.

Com as receitas não é diferente... chega o frio e apetece logo ler toda a literatura que se adeque a serões em frente à TV, com uma chávena de chá para disfrutar do calor da nossa casa...
e em que o forno seja a jóia da coroa!

Ora bem: da jóia da coroa aos scones, foi um passinho...
Perdi de vista a quantidade de receitas que li, revi e tive de seleccionar para me decidir (se seguia a tradicional, se fazia alterações com mais ou menos farinha, se introduzia especiarias ou frutos secos) mas na verdade, só me apetecia algo fofo, rápido e que não fosse demasiado doce de forma a poder 'besuntá-lo' de compota ;)
yep... é uma maravilha!



SCONES (adaptação de Tesouro das Cozinheiras | Mirene)

INGREDIENTES
2 chávenas de chá de farinha
1 chávena de chá de leite
1 ovo
3 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga (sem sal) amolecida, (equivalente a 80gr )
2 colheres de chá de fermento em pó


Acompanhamento: Lemon Curd e Compota de Cerejas caseiro (amavelmente oferecido pela uma querida amiga)

CONFECÇÃO
Pré-aqueça o forno a 190ºc.
Bata o açúcar com a manteiga amolecida e incorpore a farinha e o fermento peneirados. Pouco a pouco, junte o leite e o ovo batido. Unte forminhas de queques ou use formas de silicone (mais práticas) e encha pela metade com a massa. Leve ao forno por 25m e deixe arrefecer. Sirva com doce a gosto.