sábado, 5 de abril de 2008

Crumble de Maçã e Canela



Cá está ela... a 'prometida'!!! A preferida do maridão e da família inteira! (chamo a 'prometida' porque desde que a fiz, que ando a prometer que vou repetir...)

É que desde que provei pela primeira vez esta sobremesa, que andava 'doida' por fazê-la cá em casa.
Parece difícil e de ingredientes complicados, mas é até muito fácil e divertido de fazer!
A propósito de um café entre amigos cá em casa e a pedido do marido, lá fui levantar a receita da 'prometida' e voltei a confeccioná-la! Ficou bestial... com menos açúcar e mais maçã, ficou no ponto!
Na verdade, pesquisei muitas receitas para analisar o grau de dificuldade e resultado, mas esta foi a que me pareceu mais simples para iniciação. Agora que já apanhei o jeito, não vou parar de a explorar com outros ingredientes! A seu tempo, vou postar mais crumbles.

Ingredientes:
4/5 maçãs reinetas
miolo de noz q.b.
1/2 colheres de açúcar amarelo
2 colheres de canela em pó
2 chávenas almoçadeiras de farinha extra-fina
meia chávena almoçadeira de açúcar branco
100g de manteiga ou margarina (uso sempre Vaqueiro)
Vinho do Porto

Confecção:
Corte as maçãs em pedaços pequeninos para uma taça larga, adicione o miolo de noz triturado e as medidas de açúcar amarelo e canela. Reserve.
Noutra taça, misture a farinha, o açúcar branco e a manteiga a seco.
No tabuleiro ou tacinhas individuais onde vai servir a sobremesa, pincele com margarina e coloque o preparado de maçã e em seguida a mistura da farinha. Regue com Vinho do Porto (algumas pingas, pois o crumble quer-se seco e estaladiço) e pequenas pitadas de manteiga para levar ao forno.
Deixe-o no forno durante 30 minutos e está pronto a servir! (fica delicioso com uma bola de gelado, mas aí já vai da preferência e dieta de cada um :)

6 comentários:

Martuxa disse...

Também nunca me atrevi a tentar em casa fazer um crumble, mas se calhar agora depois de ver o seu post vou arriscar. Ficou com um aspecto delicioso e tentador!

Beijinhos

Avental da Micas disse...

p.s. sem dúvida que vale a pena! Fica maravilhoso e como em todas as casas há maçãs a passar de prazo, esta receita é óptiima para não estragar pitada de fruta! Imagino que fique bom com pêra e morangos, por ex.
Boas receitas. Bjcas

Isabel de Miranda disse...

Gosto muito de Crumble,o seu está lindo...beijinhos doces

Anónimo disse...

oi,como já provei o teu crumble de maça...aguardo convite para o próximo...Estava delicioso...Tens Jeito!!jinhos..

Maria Julieta Peixoto disse...

Tens consciência que depois de ver a foto do que "ias" fazer no sábado agora só fico descansada quando provar. Adorei o site estou a "corrê-lo" desde o 1º dia.
Beijos enormes

Avental da Micas disse...

ora bem... cá está ele... podemos cantar os parabéns a esta beleza ao invés dos cupcakes... que dizes?