sábado, 20 de setembro de 2008

Pão, iogurte e muita fome...

Ah!!! Que apetite e que vontade de comer... (isto dito pelos nossos avós tem muita piada, confesso de demorei algum a tempo a perceber a analogia).
Decici fazer tudo by myself e home made, por isso estava ansiosa pelo pequeno-almoço de hoje!

Há já muito tempo que não usava a iogurteira e o pão, confesso é um dos meus orgulhos, pois finalmente apanhei o jeito para o fazer bem e comê-lo melhor!

A máquina de pão foi-nos oferecida pela minha sogra no Natal de 2007 e o pão... bom, as receitas de um pão maravilhoso, foram-me cedidas com muito carinho pelo meu pai. Por isso, a combinação de muitos amores, faz com que o pão saia sempre delicioso.

Hoje as alterações que fiz, sairam da ideia no momento em que estava a juntar os ingredientes e tenho de confessar que com ou sem acompanhamento, cada fatia dá vontade de comer e comer mais.


PARA O PÃO (de 600gr)
150 gr farinha tipo 55
150 gr farinha com sementes girassol (Lidl)
300 gr de farinha de vários cereais (Lidl)
2 colheres sopa açucar
1/5 colher chá sal
nozes partidas q.b.
1 mão cheia de sementes de papoila
1/3 de fermento padeiro (jumbo)
400 ml água

Confecção
Misturar muito bem os ingredientes secos com uma colher e deitar a água e o fermento já dissolvido em água quente no fundo do recipiente.
Juntar as farinhas e seleccionar a máquina para: 1 - pão branco; 2- tostar escuro;3 - tamanho grande.
Esperar 3h35min.

PARA O IOGURTE (7 iogurtes)

1lt de leite meio gordo

1 iogurte Tutti-frutti aromas

Confecção

mexer muito bem os líquidos e verter nas tacinhas de iogurte. Deixar repousar por 10/12 horas.

Deixar arrefecer e levar ao frigorífico.

3 comentários:

risonha disse...

aceitas trocar uma fatia de pão por um dos meus iogirtes? LOL!
que belo pequeno-almoço.

Leonor de Sousa Bastos disse...

Mas que bom aspecto tem este pão e este iogurte... não há nada como a comida feita em casa!...bons ingredientes, amor e dedicação dão resultados inigualáveis...
Que maravilha de pequeno-almoço!!!

Avental da Micas disse...

Risonha, só se for agora! :) o pão está óptimo, mas esses iogurtes... não sei não! Manda todos os que ainda sobraram...

Leonor, obrigada pelas (constantes) doces palavras. Ainda não consegui comentar os 'anjos em queda' porque não tenho palavras para descrever a beleza das fotos e a vontade que tenho de experimentar uma receita tão especial. Além de que não conseguiria elogiar mais o seu trabalho! Estive toda a manhã a pensar dos 'papos' :)))