domingo, 1 de fevereiro de 2009

Cocada


É verdade... o post anterior fazia referência a uma nova investida pela doçaria e olhem só o que saiu?

Sou uma verdadeira adepta do coco e como tal, qualquer receita que o incorpore, é para mim o céu na terra!
Segundo a Wikipédia, "Cocada é um doce típico brasileiro feito à base de coco. As receitas variam, mas em geral levam gemas, leite e coco ralado." E assim foi, fiz alguns estudos sobre as variações existentes e este foi o resultado: macio, doce e aveludado!



COCADA (adaptação de várias receitas)
INGREDIENTES


2 ovos

4 gemas

125g açúcar light

1dl água

1 pau de canela

meia embalagem de pasta de coco

2 dl de leite de coco

CONFECÇÃO

Faça uma calda com a media de água, o açúcar e o pau de canela. Deixe engrossar em lume médio, mexendo sempre. Entretanto verta o leite de coco na pasta de coco e quando a calda estiver no ponto, misture e envolva. À parte mexa dois ovos completos e incorpore no preparado anterior, mexendo sempre. Separe 4 gemas e mexa com uma vara de arames e verta suavemente na calda anterior ainda a lume brando, sem parar. Quando começar a engrossar, tire do lume e coloque em tacinhas individuais.


9 comentários:

SusanaG disse...

Mmmmmmm, eu adoro côco, e acho que esta cocada está com um aspecto divinal! Adorei a receitinha.

Leonor de Sousa Bastos disse...

Essas cocadas ficaram tão queridas nos copinhos amarelos!... deve ser realmente delicioso!! :)

Beijinhos

Joaninha disse...

Minha querida, eu também adoro coco :), e canela, e coco e mais canela :). Aliás, quindim é dos meus doces preferidos, por isso sei que ía adorar esta tua cocada. Fico feliz pelo teu regresso! ;)
Beijinhos

Isabelocas disse...

Já vi várias receitas de cocada e tenho muita curiosidade em provar.
Estas ficaram com muito bom aspecto.
Bjos

ameixa seca disse...

Também sou fã de coco, adoro o sabor dele :) Esta cocada tem um aspecto maravilhoso!

Helena disse...

Adorei o doce e a apresentação!
Lindos!
Bj

SusanaG disse...

Olá, voltei para te dizer que tens um selo no meu blog!

Manuela © disse...

Tenho andado a perder receitas fabulosas... Mas agora já nenhuma me escapa, já estou nos seguidores :)

Anónimo disse...

Minha mãe tb é louca por coco, vou fazer pra ela. Adoraria receber uma visita sua no meu blog Maça do Amor (blig.ig.com.br/primeiramordida). Apareça e depois me diga o que achou.
Um abraço
Cal Moreira