quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Folhados de Salmão com Salada Ibérica


Penso ainda não o ter referido de forma concreta e por escrito, mas os folhados são para mim como uma tampa para uma caneta, ou uma flor para um jardim... não conheço prato, que confeccionado com uma bela placa de massa folhada, não fique irresistível!

Raramente preparo peixe em casa... talvez porque não disponho de um quintal onde o possa grelhar (que é como mais gosto) ou talvez por preguiça (assumo). É que, como peixe com frequência em casa dos pais e logo por aí deixo-me convencer que não vale a pena ter o trabalho de o preparar ou de ter o comprar fresco no mercado, logo pela manhã ao fim-de-semana (é tão bom preguiçar nas manhãs de sábado e domingo)!

De qualquer forma, não posso sempre esperar comer peixe quando me apetece, sem saber que também tenho o preparar, mesmo que isso signifique que o faça chez moi!

Partindo deste princípio, lembrei-me de uma receita que vi há uns tempos (não me recordo exactamente onde) onde o salmão vinha embrulhado numa placa de massa folhada regado com vinagre balsâmico.
Bom :) olhos arregalados para a massa + um belo lombo de salmão (peixe que aprecio) e uma bela salada para acompanhamento, era o prato ideal para comemorar outro dia de férias.

Estava delicioso!
Ingredientes (2 pessoas)
1 placa de massa folhada refrigerada
2 lombos de salmão sem pele e espinhas
sal e pimenta da Jamaica para tempero
margarina
1 clara

Preparação
Prepare o forno à temperatura de 180ºC e tempere os lombos com sal e pimenta da Jamaica moída (em almofariz ou moinho para especiarias).
Leve ao lume para grelhar, com pouca margarina, durante 5 minutos e coloque-os na placa de massa folhada divida ao meio e faça os embrulhos.
Pincele os mesmos com a clara do ovo e leve ao forno por +- 10 minutos.
Sirva com salada ibérica, com quadradinhos de queijo fresco e tomate cherry.

4 comentários:

mesa para 4 disse...

Tão bem enroladinho que o salmão ficou...bj

Vitor disse...

Esse salmão ficou fantástico!!!Um abraço Vitor:-))

Joaninha disse...

Minha querida, voltei a estas lides, espero que desta vez sem interrupções. Agora já posso vir aqui babar-me com as tuas delícias! ;)))
Beijos enorrrmes

leonor disse...

Adoro salmão, além de partilhar a mesma devoção pela massa folhada!...
O seu prato tem um óptimo aspecto e parece-me uma sugestão deliciosa para experimentar cá em casa!

beijo e um bom dia!