sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Pizza com tudo...

As pizzas têm esta vantagem, vão bem com tudo e com todos.

Embora sempre tenha gostado de pizzas, confesso que depois de as ter provado na terra mãe (Itália) fiquei rendida à quantidade e qualidade das pizzas que por mim passaram, elas eram: pizza de salame com pedaços de chocolate, pizza de alfaces, pizzas de fruta, só para enumerar as que me ficaram na memória.
Lembro-me de estarmos a sair de Florença com destino a Sienna e o estômago acusar falta de 'combustível' para continuar, então fomos a uma Pizzaria al taglio (pizzaria à fatia), que se vê em todos as ruas e esquinas, para nossa sorte, e de ter pedido as melhores 4 fatias de pizza da minha vida!

Não me perguntem sequer o que tinham, mas recordo-me ainda hoje de como estavam MARAVILHOSAS... acho que o segredo é não colocar muita coisa, para que a composição destaque um sabor, que se funda com todos os ingredientes.
Acho que por isso, fazê-las em casa tem sido a tentativa de encontrar uma forma de reproduzir algo que uma vez, experimentei!

PIZZA DE ATUM E PIZZA RÚSTICA
(PARA 6/8 PESSOAS)

INGREDIENTES
(para a massa)*
*400 gr de farinha tipo 55 ou 65
*2 dl água quente
*2 colheres de sopa de manteiga sem sal
*2 colheres de café açucar
*1 colher de chá de sal
*1 saqueta de fermento (11gr)
1 lata de atum grande
1 ananás/abacaxi (conforme preferência)
camarões (40/50) a gosto
azeitonas a gosto
queijo mozzarela em fatias e ralado
1 embalagem de polpa de tomate
4 faltas de mortadela picante
bacon a gosto
10 fatias de chouriço de vinho
cogumelos a gosto
oregãos para polvilhar
azeite


Confecção

Verta a saqueta fermento num pouco de água morna (nem muito quente nem muito fria, para não 'destruir' o fermento) e aguarde 5 minutos até que o fermento se desfaça e
Entretanto, misture os restantes ingredientes para a massa. (Neste caso, usei a máquina de pão no modo 'massa fresca' para que fizesse a mistura e deixei aguardar 30m para levedar um pouco.)
Os detalhes ficam sempre a gosto de cada um... uma vez que a massa rendeu para 3 pizzas, fiz duas com o atum, o anánás e os camarões e ainda adicionei as azeitonas. A base da pizza começou pela polpa e 3 fatias de queijo mozarela e o resto à descrição.
Na pizza rústica, a base foi semelhante, mas misturei o bacon, com fatias finas de juliana da mortadela e chouriço.
Tudo regado com oregãos e um fio de azeite.
Vai ao forno pré-aquecido por 15/20 minutos.



7 comentários:

Helena disse...

Adoro!Ficaram excelentes de aspecto e acredito que de sabor...
Bj

Unknown disse...

Ai que pizza deliciosaaaa
Micas, queria te pedir um favor!
Tenho um blog da cozinha italiana e como você esteve por lá, queria um texto seu para postar nele.
Falando como é, a comida, a viagem, alguma coisa engraçada...
Poderia participar?!
Ficaria muito grata!
Amei o seu blog querida.
Nana
http://cucinaitalianabrasileira.blogspot.com/

Unknown disse...

Micas

estou pulando aqui de alegria!
Principalmente da sua empolgação hahaha
Querida obrigada, vou passar o nosso email e podemos comunicar por ele.
cucinaitalianabrasileira@gmail.com
Obrigadaaaa de coração!
Se quiser participar do sfida, irá até o dia 15 de outubro os envios das receitas, o próximo sfida começa dia 26 de outubro.
Bjss e mais uma vez, obrigadão.

Leonor de Sousa Bastos disse...

Che buona Pizza!..."o Avental da Micas" é que sabe!...:)

Os Olhos de Alice disse...

Que maravilha de pizza!!!
bj

Joaninha disse...

A tua pizza ficou linda e o que mais me agrada é sem dúvida a massa caseira. Amiga, para perceberes como fiquei aqui a babar tenho de dizer-te que ontem saí para jantar Pizza e apesar disso hoje também fiz em casa Pizza caseira... :D Que delícia, tens de me convidar para a provar um destes dias! Bjs grandes e uma excelente semana de trabalho!

Manuela © disse...

Também adoro pizza e ultimamente não tenho feito. A sua ficou muito bonita, deve ter sido a inspiração vinda da Itália :)