domingo, 11 de maio de 2008

Queques... mais do mesmo!



A Primavera não se decide se entra ou não e nós por cá, decidimos continuar a fazer bolos para acompanhar o chá das 5, porque o frio e o céu cinzento teimam em insistir que fiquemos por casa...

Fruto dessa vontade de ficar pelo sofá a ver filmes de Domingo à tarde, veio também a vontade de experimentar novas receitas para estrear umas forminhas novas de silicone, que andava à meses para comprar e pôr no forno!

Ao juntar as vontades e as forminhas, sairam estes deliciosos queques, para aquecer a alma e confortar o estômago! Procurei uma receita que levasse ingredientes que tivesse por casa e que ao mesmo tempo tivesse consistência, daí aos 'queques de maçã com canela' foi um passo. Ficaram divinais... até dá para sentir aqueles maravilhosos pedacinhos de maça ainda por cozer... hmm, hmmm!

Ingredientes

Margarina Líquida (para tudo, uso Vaqueiro)

1 maçã reineta grande

150 g de açúcar amarelo

canela em pó

100g de margarina Vaqueiro

4 ovos

100 g de farinha

50 g de maisena

1 colher de sobremesa de fermento em pó

2 colheres de sobremesa de coco

Confecção

Ligue o forno e regule-o para os 180 °C.Pincele 15 formas para queques com margarina.Descasque e corte aos quadrados bem pequeninos a maçã reinetas. Polvilhe com 1 colher de sopa de açúcar amarelo, canela em pó e uma colher de coco. Bata a margarina com 100 g de açúcar até obter um creme liso e esbranquiçado. Adicione as gemas uma a uma batendo sempre. Junte as maçãs picadas e misture.Peneire a farinha com a maisena e o fermento em pó.Bata as claras em espuma, junte-lhes o restante açúcar e continue a bater até estarem bem espessas.Adicione alternadamente à massa as farinhas peneiradas e as claras em castelo, envolvendo delicadamente e sem bater.Distribua a massa pelas formas e leve a cozer no forno durante cerca de 20 minutos.

3 comentários:

O blog... disse...

Também gosto muito de fazer queques e tenho as tais formas de silicone, que são realmente muito práticas.Gostei muito desta receita e do blog.
Docestemperos

Unknown disse...

Nunca comi :o(
Mas deve ser perfeitos para um café da tarde com as amigas.
bjs

Martuxa disse...

Uma chávena de chá, um queque e uma boa companhia...só pode ser uma tarde bem passada. :)

bjs