Raramente preparo peixe em casa... talvez porque não disponho de um quintal onde o possa grelhar (que é como mais gosto) ou talvez por preguiça (assumo). É que, como peixe com frequência em casa dos pais e logo por aí deixo-me convencer que não vale a pena ter o trabalho de o preparar ou de ter o comprar fresco no mercado, logo pela manhã ao fim-de-semana (é tão bom preguiçar nas manhãs de sábado e domingo)!
De qualquer forma, não posso sempre esperar comer peixe quando me apetece, sem saber que também tenho o preparar, mesmo que isso signifique que o faça chez moi!
Partindo deste princípio, lembrei-me de uma receita que vi há uns tempos (não me recordo exactamente onde) onde o salmão vinha embrulhado numa placa de massa folhada regado com vinagre balsâmico.
Bom :) olhos arregalados para a massa + um belo lombo de salmão (peixe que aprecio) e uma bela salada para acompanhamento, era o prato ideal para comemorar outro dia de férias.
Estava delicioso!
1 placa de massa folhada refrigerada
2 lombos de salmão sem pele e espinhas
sal e pimenta da Jamaica para tempero
margarina
1 clara
Preparação
Prepare o forno à temperatura de 180ºC e tempere os lombos com sal e pimenta da Jamaica moída (em almofariz ou moinho para especiarias).
Leve ao lume para grelhar, com pouca margarina, durante 5 minutos e coloque-os na placa de massa folhada divida ao meio e faça os embrulhos.
Pincele os mesmos com a clara do ovo e leve ao forno por +- 10 minutos.
Sirva com salada ibérica, com quadradinhos de queijo fresco e tomate cherry.