domingo, 30 de março de 2008

Calzonne de Atum


Como ontem referi, o jantar de amigos foi fantástico e depois de vermos algumas fotos de experiências anteriores, decidimos postar o calzonne de modo a relançar o sucesso deste prato e a facilidade com que se fazem receitas diferentes e deliciosas!
Nesse dia, a razão de ter feito uma calzonne, deveu-se a ter 1 placa de massa quebrada há já quase 2 semanas a aguardar por uma tarte de coco ou de maracujá, mas dadas as festas (Páscoa, aniversários e dias de pai) em que se comem tantos outros doces, foi sendo adiada e em vias de se estragar! Por isso e porque vai bem com tudo, decidi misturar quase todos os legumes congelados que tinha ao atum e este foi o resultado.
Ingredientes:
1 embalagem massa quebrada enrolada
3 latas de atum em azeite (gosto muito da 'Tenório')
3 colheres de sopa de molho de tomate (com cebola e alho)
1 porção de brócolos
1 porção de feijão verde
1 porção de espinafres em folha
1/2 courgette em pedaços
1 cebola
sal, pimenta e noz moscada q.b.
Confecção:
pré-aquecer o forno a 200 graus .
Fazer um pequeno estrugido com cebola e parte do azeite do atum enlatado. Deitar o molho de tomate e o atum e mexer bem até que o atum se desfaça. De seguida misture os legumes (caso não tenha ou não goste de algum dos ingredientes, pode substituir por outros que aprecie) e tempere a gosto (eu gosto especialmente do tempero da noz moscada em pratos como este, pois acho que confere um sabor mais apurado)!
Entretanto disponha a massa num prato de pizza (pique a massa) e coloque a mistura de atum em metade da massa e tape com a outra metade. Para que as extremidades adiram sem abrir durante a cozedura, sele as mesmas com um pincel molhado em água e faça pressão sobre as mesmas, dando um aspecto final mais típico (com um garfo ou simplesmente enrole a massa nas pontas).
Deixe no forno durante +- 15m.

3 comentários:

Martuxa disse...

Se o sabor for tão bom como o aspecto :)
Costumo ter embalagens de massa folhada e quebrada quase sempre no frigorifíco, porque são optimas para refeições rápidas. Vou tomar nota desta receita para experimentar um dia destes.
Descobri o seu blog porque vi que foi adicionada às cozinhas do mundo ao mesmo tempo que o meu. Já está na minha lista de blogs a visitar !
Beijinhos

Avental da Micas disse...

OLá martuxa, fiquei muito contente com o seu comentário e vou já dar uma espreitadela ao seu blog também! Concerteza que vai adorar a experiência de fazer esta receita e vai ficar com melhor aspecto, não tenho dúvida!

Obrigada pela visita! Bjinhos.

Anónimo disse...

sandrinha, estás de parabéns, vou estar atenta ás tuas dicas :)
bjinhos
sara marcus