sexta-feira, 10 de abril de 2009

Muffins... banana, chocolate e 'poppy seeds'


...mais uma variação da mesma receita, mas tinha de ver a diferença... (desculpem-me a falta de originalidade, mas tinha de o partilhar)!

Depois de comprar buttermilk e de fazer algumas receitas em que este era um ingrediente sine qua non, reconheço que o sabor e a textura de qualquer bolo em que este tenha entrado, foi alvo de 'ataque' imediato e de 1º grau, tanto que não houve um registo desses bolos para a posteridade!

A verdade é que, ou o tempo de espera em que o sumo do limão e o leite era demais ou de menos ou então eu não acertava com esta receita caseira de 'buttermilk'!

Curiosamente, numa daquelas muitas visitas ao hiper e outros espaços comerciais, dei de frente com um grande copo de papelão de Buttermilk e dei por mim a pensar "porque não? tenho tantas receitas em que este dito soro é protagonista, porque não levar e experimentar algumas a ver se há resultados diferentes daqueles que fiz e não ficaram totalmente aprovados!?", ora bem... estão a-pro-va-dí-ssi-mos!
Não vai dar para postar as fotos de todas as outras expªs, mas garanto que este ingrediente é super fiável! Torna os bolos super fôfos, saborosos e macios...

Entretanto já tenho mais pesquisas feitas e fiquei com uma ideia mais concreta sobre a sua utilização e pratos (que não doces ou sobremesas) em que o podemos introduzir!

Aqui deixo o registo de uns muffins de banana/chocolate e sementes de papoila... hmm hmm! Yammy...


Muffins de Banana, Chocolate e Papoila (serve 12 forminhas)
(adaptação da revista Blue Cooking, nº 25, Março 2008)

Ingredientes
250g farinha sem fermento
1 1/4 c. chá de fermento em pó
1/2 c. chá de bicabornato de soda (esta vou dispensar na próxima expª)
200g de iogurte de morango sem açucar
2 dl de buttermilk
2 c. chá raspa de laranja
1 c. chá de gengibre em pó
1 ovo
2 c. sopa de sementes de papoila
100g açúcar light
80g chocolate culinário partido grosseiramente
2 c. sopa açúcar amarelo
1 banana
raspa de 1 laranja

Confecção
pré-aqueça o forno para os 180º C. Forre a forma com forminhas de papel.

Junte a farinha, o açúcar, o fermento, o bicabornato e o gengibre numa tigela grande.
Numa outra tigela, bata o ovo com o buttermilk, o iogurte e a raspa da laranja.
Aos ingredientes secos junte as sementes de papoila, corte as bananas em fatias finas e misture (reserve 12 fatias para o topo dos muffins), junte o chocolate e mexa.
Misture com uma espátula e encha as forminhas pela metade.
Leve ao forno por 20 min ou confirme a cozedura com um palito.



(Fotos GM)

domingo, 5 de abril de 2009

Brownies de Chocolate, Perâs e Nozes Pecãs


Para o café em casa de amigos, decidi (definitivamente) levantar a receita dos brownies que andava há meses para experimentar.

Adianto já que, além de delicioso, vai fazer a alegria de miúdos (e graúdos) na próxima festa de aniversário!



Na verdade a expert em brownies é a mana, mas como andava em falta a quantidade exacta de um ingrediente (e o próprio ingrediente - dado que a receita original foi escrita num guardanapo de papel) avancei com uma receita mais segura e fui à Vaqueiro. De qualquer forma, para ter uma ideia precisa da realização deste delicioso bolo, basta clicar aqui.


BROWNIES DE CHOCOLATE, PÊRAS E NOZES PECÃ
Adaptação Vaqueiro (serve 20 quadradinhos)
INGREDIENTES
300 gr de chocolate negro em barra
250 gr manteiga/margarina
3 ovos inteiros
150 gr açúcar light
75 gr farinha sem fermento
1 colher de sopa de fermento
2 pêras (rocha)
60 gr. de nozes pecã partidas grosseiramente
CONFECÇÃO
Pré-aqueça o forno a 180ºC e pincele uma forma quadrada 22x22 com manteiga, forre com papel vegetal e repita o processo.
Entretanto, derreta a manteiga/margarina e o chocolate no micro-ondas durante 1m30s. Depois de retirar o chocolate derretido, mexa, envolva bem e coloque à parte.
Misture o açúcar com os ovos, até obter uma massa fofa e incorpore o chocolate já derretido. Envolva bem.
Adicione a farinha e o fermento devidamente peneiradas e mexa.
Na fase final, introduza as pêras partidas em cubos pequenos e as nozes pecãs e envolva com a ajuda de uma espátula.
Verta sobre a forma e deixe no forno por 40m. Retire, deixe arrefecer antes de partir sobre uma grelha e divida em quadradinhos.

(Fotos de GM)

sábado, 28 de março de 2009

Folhados de maça e morango


Para aqueles que me conhecem desde miúda (porque agora sou uma Sr.ª Miúda)... devem estranhar esta doença pelas receitas com morangos, mas a verdade é que aprendi a gostar deles!

Sempre achei que se tratava de uma fruta bonita, apetitosa e doce, mas na realidade, não doce o suficiente para mim... entretanto os tempos mudaram e hoje adoro a fruta e qualquer receita em que eles estejam presentes!



Devo agradecer à Ameixa que me inspirou com a sua tarte de maçã folhada, porque ao reparar nas minhas reinetas paradas na fruteira e na massa folhada que comprei no Lidl (desculpa Ameixa, não ajudei na campanha do tio Miro, mas a verdade é que adoro a massa do Lidl), resolvi fazer folhados, mas em tamanhos individuais (porque assim cada um sabe o que come)...

No final, apareceram tartes de morangos e de maçãs para encher a vista de todos, com toffee das respectivas frutas a acompanhar.



FOLHADOS DE MAÇA E MORANGOS (inspiração em Canela Moída)

INGREDIENTES

1 placa de massa folhada (à escolha ;))

frutas a gosto: 2 morangos finamente cortados, 2 maçãs a gosto

3 colheres de açúcar mascavado escuro

50 gr de manteiga sem sal

1 dl natas

CONFECÇÃO

estenda a placa de massa folhada e separe para respectiva colocação nas tacinhas individuais, faça pequenos furos com um garfo e reserve. Ligue o forno para os 180ºC.

Numa frigideira, adicione metade da manteiga e coloque as maçâs para dourar, salteie com 2 colheres de açúcar mascavado e mexa. Repita o processo com os morangos e verta nas forminhas. Faça um toffee com um pouco mais de manteiga, açúcar e 1 dl de natas, mexa e verta sobre as tacinhas de fruta. Leve ao forno por 15 min ou até a massa ficar dourada e deixe arrefecer. Fica delicioso acompanhado com um Nespresso...

quinta-feira, 26 de março de 2009

Bolachas com creme Custarda e Morangos


Na realidade estas bolachinhas foram feitas há alguns dias, mas confesso que esta não era a intenção inicial. De qualquer forma e para não estragar a massa (que já levava farinha a mais), decidi experimentar algo diferente e fiz umas bolachas de massa doce e um creme de custarda. Para finalizar o trabalho, decorei com umas finas fatias de morangos et voilá!
No final, saiu melhor que a encomenda...

sábado, 7 de março de 2009

Bolo fofo com crumble de framboesas e morangos


BOLO FOFO COM CRUMBLE DE FRAMBOESAS E MORANGOS
(adaptação de Join of Baking "Blueberry Coffee Cake")

INGREDIENTES

PARA O CRUMBLE

80 gr de Farinha sem fermento

80 gr de açúcar branco

1/2 colher de chá de canela

60 gr de manteiga sem sal

PARA O BOLO

250 gr farinha

1 colher de chá de fermento

1/8 colher chá sal

60 gr de manteiga sem sal à temperatura ambiente

125 gr. de açúcar light

1 ovo grande

1/2 colher de chá de extracto de baunilha

80 ml leite

250 gr de framboesas frescas

250 gr de morangos cortados em pedaços


PREPARAÇÃO

Pré-aqueça o forno para os 180ºc e unte a forma (usei a forma do bolo inglês) com manteiga. Forre com papel vegetal e volte a untar com manteiga. Reserve. Numa taça à parte, adicione (para o bolo), a quantidade de farinha, o fermento e o sal e reserve.

Para o topping/streusel ou crumble, misture a farinha, o açúcar e a canela. Corte a manteiga em pedaços e amasse com a ajuda de um garfo ou uma misturadora própria, de modo a incorporar a manteiga na farinha e criar o aspecto areia típico de um crumble.

Para o bolo prepare, na batedeira, um creme com a manteiga e o açúcar. Incorpore o ovo e a baunilha e mexa bem. Alterne o preparado da farinha e fermento com o leite e continue a misturar até estar tudo bem ligado. Verta na forma e por cima espalhe as frutas de modo a cobrir todo o bolo. junte o crumble e faça pequenos furos na massa de modo a que alguma fruta 'entre' e verta o sumo.

Leve ao forno por 40 a 50 minutos e deixe arrefecer.

Sirva morno ou à temperatura ambiente. (servi com xarope de morangos, para fornecer alguma acidez ao bolo)

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Tartitas de Limão Merengadas


Inspiração total in Leonor de Sousa Bastos (ficaram deliciosas, obrigada Leonor)!



Apenas reduzi as quantidades para a elaboração de 4 tartitas individuais e ficou... perfeito.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Cocada


É verdade... o post anterior fazia referência a uma nova investida pela doçaria e olhem só o que saiu?

Sou uma verdadeira adepta do coco e como tal, qualquer receita que o incorpore, é para mim o céu na terra!
Segundo a Wikipédia, "Cocada é um doce típico brasileiro feito à base de coco. As receitas variam, mas em geral levam gemas, leite e coco ralado." E assim foi, fiz alguns estudos sobre as variações existentes e este foi o resultado: macio, doce e aveludado!



COCADA (adaptação de várias receitas)
INGREDIENTES


2 ovos

4 gemas

125g açúcar light

1dl água

1 pau de canela

meia embalagem de pasta de coco

2 dl de leite de coco

CONFECÇÃO

Faça uma calda com a media de água, o açúcar e o pau de canela. Deixe engrossar em lume médio, mexendo sempre. Entretanto verta o leite de coco na pasta de coco e quando a calda estiver no ponto, misture e envolva. À parte mexa dois ovos completos e incorpore no preparado anterior, mexendo sempre. Separe 4 gemas e mexa com uma vara de arames e verta suavemente na calda anterior ainda a lume brando, sem parar. Quando começar a engrossar, tire do lume e coloque em tacinhas individuais.