Decore com mirtilos e a restante amêndoa laminada.
sexta-feira, 2 de abril de 2010
Muffins de Amêndoa e Mirtilos
Decore com mirtilos e a restante amêndoa laminada.
sábado, 27 de março de 2010
Oficinas e muitas actividades...
Para festejar o dia do Pai, participamos na oficina Eco-Animação organizada pela Carla Pinheiro, mentora do projecto e que em parceria com a Carpe Chocolatum (como fábrica de chocolate patrocinadora), nos permitiu passar uma maravilhosa tarde em família e a aprender técnicas para trabalhar o chocolate e apreciá-lo de várias formas e sabores!
Aqui ficam as fotos! Um beijo muito grande à Carla e à Daniela, pela simpatia com que receberam todos os convivas.
Poderão visitar e testar estas iguarias na Feira da Primavera (Feira de Produtos Biológicos) em Canidelo | V.N.Gaia, todos os sábados até dia 26.06.10 das 10h às 18h.
domingo, 31 de janeiro de 2010
Bolo salgado!!!

BOLO DE SALMÃO E ANETO
(adaptado Blue Cooking, n. 40, Julho 2009)
INGREDIENTES
200 gr farinha com fermento
3 ovos
100 gr queijo ralado
100 ml óleo
100 ml leite
250 gr de salmão fumado
2 colheres sopa de aneto seco
1 colher de pimenta (aboli este ingr.por razões de gosto pessoal)
sal e pimenta a gosto
CONFECÇÃO
Pré-aqueça e forno a180/200ºc.
Misture 1º os ingredientes líquidos (ovos, leite e óleo) com a ajuda de uma vara de arames. Tempere e verta cuidadosamente a farinha. Mexa.
De seguida junte, o queijo, o salmão desfeito em pequenas lascas, o aneto (e para os apreciadores é o momento de adicionar a pimenta).
Deite a mistura numa forma de bolo inglês, previamente untada com manteiga e farinha e leve ao forno durante 35 a 45 min.
Assim que o topo do bolo apresentar uma cor dourada e o palito saia seco, está pronto a tirar do forno.
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Scones do mundo...
O Outono chegou (finalmente) e a verdade é já não tinha paciência para aquele calor fora de tempo, por mais agradável que seja vestir qualquer trapinho, sem a preocupação se vou ter frio, se vai chover, se levo um casaco de malha ou sobretudo, preciso de todas as estações na sua ordem!Tenho a necessidade de sentir um Outono a sério, com temperaturas mais baixas, depois de um Verão em pleno e ter vontade de abrir as gavetas para decidir que camisola ou qualquer outra indumentária de mangas, vou escolher para me agasalhar.
Com as receitas não é diferente... chega o frio e apetece logo ler toda a literatura que se adeque a serões em frente à TV, com uma chávena de chá para disfrutar do calor da nossa casa... e em que o forno seja a jóia da coroa!
Ora bem: da jóia da coroa aos scones, foi um passinho...
Perdi de vista a quantidade de receitas que li, revi e tive de seleccionar para me decidir (se seguia a tradicional, se fazia alterações com mais ou menos farinha, se introduzia especiarias ou frutos secos) mas na verdade, só me apetecia algo fofo, rápido e que não fosse demasiado doce de forma a poder 'besuntá-lo' de compota ;)
yep... é uma maravilha!
SCONES (adaptação de Tesouro das Cozinheiras | Mirene)INGREDIENTES
2 chávenas de chá de farinha
1 chávena de chá de leite
1 ovo
3 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga (sem sal) amolecida, (equivalente a 80gr )
2 colheres de chá de fermento em pó
Acompanhamento: Lemon Curd e Compota de Cerejas caseiro (amavelmente oferecido pela uma querida amiga)
CONFECÇÃO
Pré-aqueça o forno a 190ºc. Bata o açúcar com a manteiga amolecida e incorpore a farinha e o fermento peneirados. Pouco a pouco, junte o leite e o ovo batido. Unte forminhas de queques ou use formas de silicone (mais práticas) e encha pela metade com a massa. Leve ao forno por 25m e deixe arrefecer. Sirva com doce a gosto.
sábado, 15 de agosto de 2009
Era uma vez... um muffin...
Era uma vez... em terras de Sua Majestade, um muffin de coco e molho de frutos vermelhos!
O muffin, como o bolo eleito de Sua Alteza, era guardado e protegido pela segurança do Castelo e do povo... havia no entanto muitos apreciadores (gulosos) que o tinham na mira sempre que aparecia em dias de festa!
Certo dia, estavam todos os intervenientes desta história a admirar o bolinho e a apreciá-lo, quando distraidamente movidos por um barulho atípico, o bolinho desapareceu!!!
Quem terá sido o 'criminoso'?"Ordem de prisão" disse o Rei...
MUFFINS DE COCO E COULIS DE FRUTOS VERMELHOS (Serve 10 forminhas)INGREDIENTES
2 ovos
3colheres sopa de coco ralado
3 colheres de sopa de farinha com fermento
2 colheres de sopa de açúcar light
2 dl de buttermilk
1.5dl de coulis de frutos vermelhos (morangos e amoras)
CONFECÇÃO
Misture os ingredientes secos e os líquidos em taças separadas e depois de misturados separadamente, envolva-os grosseiramente e verta nas forminhas.
Leve ao forno por 20/25m e deixe arrefecer.
(Ah, ah! Cá está ele... 'ordem de prisão' disse o Rei...)
Sobre(a)mesa de Verão...
Como sempre, com os ingredientes mais naturais e com a menor adição de açúcar!
TACINHAS DE BOLACHA, IOGURTE E FRUTOS... (a receita refere os ingredientes para taças unitárias, pelo que deverá multiplicar os mesmos pelas tacinhas desejadas)
INGREDIENTES
6/7 bolachas digestivas partidas finamente
1 iogurte natural
2/3 colheres de açúcar para polvilhar
gelatina de coulis de frutos vermelhos e doce de ruibarbo
fruta a gosto para decorar
CONFECÇÃO
Triture a bolacha finamente e deite uma única camada no fundo de um copo ou terrina. De seguida e sem qualquer adição de açúcar, verta o iogurte natural. Polvilhe com açúcar branco e com um maçarico de cozinha, faça um caramelo crocante sob o iogurte. Leve ao frigorífico e uma hora depois, verta a gelatina de coulis de frutos e/ou o doce de ruibarbo cuidadosamente no topo do iogurte. Decore com fruta a gosto e sirva frio.
É simplesmente delicioso e pode saboreá-lo sem culpas!
domingo, 2 de agosto de 2009
O Ruibarbo e o soufflé...


SOUFFLÉ DE RUIBARBO E CUSTARDA (serve 4 ramequins)







