Esta descoberta deu-se à pouco tempo, pois não era nada comum fazer soufflés cá em casa, até que mudei o local de trabalho, à coisa de 10 meses e meio.
Por essa altura, fui apresentada a um restaurante fantástico em VNFamalicão - o 'Colher de Sopa'- é um restaurante ao estilo self-service, que todos os dias muda o cardápio e tem uma cozinha/cozinheiras fantásticas, em que até hoje não pude apontar um defeito.
Desde soufflés, ao timbal de atum ou frango e às saladas (várias à escolha) com um molho da casa divinal, tudo é uma tentação! (só não vou abordar as sobremesas, porque embora babe por todas, não me posso tentar, fruto das experiências que depois tento fazer cá por casa...)
Ontem o almoço foi soufflé de peixe, mas estava tão bom que decidi repetir a dose, mas desta vez alterei o ingrediente principal, para que a família pudesse experimentar... foi um sucesso e já pediram bis!
SOUFFLÉ DE ATUM ( serve 3 pessoas)
Ingredientes
1 cebola picada
azeite q.b.
2 latas de atum ou 1 grande
2 colheres de sopa de molho de tomate
3 dl leite
1 colher de sopa de farinha (bem cheia)
sal, pimenta e noz moscada
3 ovos
Confecção
pré-aqueça o forno a 220ºC e inicie o estrugido. Verta o atum já escorrido e desfeito para o tacho e mexa durante 2/3 minutos. Deite a farinha e misture. Logo de seguida deite o leite e mexa até começar a sentir alguma consistência, entretanto pode misturar a polpa/molho de tomate e continue a mexer. Tempere com sal, pimenta e noz moscada.
Separe as gemas das claras e bata ambas em separado. Deite a mistura dos ovos cuidadosamente no preparado anterior, mexendo sempre. Entretanto junte este último às claras batidas em castelo e verta para uma taça de soufflé (já untada com manteiga) e leve ao forno por 15 minutos.
5 comentários:
Também gosto muito, mas quase nunca vario das receitas mais comuns como soufflé de peixe. Anotei esta com atum, pareceu-me deliciosa.
Beijinhos
Adoro a leveza dos soufflés, detesto a mania que eles têm de começar a desaparecer quando saem do forno. Costumo fazer de peixe ou bacalhau (até parece que bacalhau não é peixe), achei este de atum bem interessante...
Beijos.
;) de facto a afirmação da Anna fez-me rir, porque tb me irrita a mágica que é feita depois da forma sair do forno! até dá para ver na foto, a marca do soufflé antes de começar a sua odisseia para a mesa...
Delicioso blog tu tens!!!
Por isso mesmo coloquei o teu link também no meu blog...
PARABÉNS Sandrinha!!!
Bjinhos
http://www.buzios-thedoll.blogspot.com/
O tempo frio
Aumenta a dor
Meu coração
Distante
Tão distante
Do meu amor
http://prixhoje.blogspot.com/
Enviar um comentário