domingo, 28 de setembro de 2008

Dia de Cakes, mini-cakes e madalenas...

Sinto que a paixão por foodblogs tem vindo a crescer em mim, pelo que me tornei uma viciada na pesquisa de mais blogs, mais receitas e melhores fotos. E de facto, fico espantada com a quantidade e qualidade dos blogs que encontro... este vicio começa a tornar-se um sério problema, pois a dada altura (não chegasse as horas de trabalho, a chegada (muitas vezes) tardia a casa, todos os afazeres domésticos e ainda arranjo tempo para pesquisar, aprender e ganhar ânimo para me 'meter' na cozinha - muitas vezes a horas impróprias para ligar o forno - e começar uma aventura).

A verdade é que sinto que estou no ''meu SPA'', no meu território e ninguém nem nada pode estragar o momento em que só eu decido se vai primeiro a farinha ou o açúcar, os ovos ou as claras e depois deixo-me levar nos minutos em que a experiência vai ao forno e fica a ganhar cor.

Tenho milhares de receitas a pop-up'ar' em mim, milhares de fotos a pedir para serem tiradas, milhares de ideias para pôr em prática e poucas cobaias para provar toda a doçaria que insisto em fazer TODOS os fins-de-semana.
Não posso criticar, que de facto seja complicado para as visitas, amigos e familiares, ingerirem doces até não haver amanhã só porque me apetece, mas gosto tanto de as fazer...
sinto que estou a começar uma licenciatura auto didacta nos corredores da gastronomia e sei que vou precisar de muitas aulas extra e recorrer a explicações, mas não quero voltar a atrás, quero continuar a viver esta ânsia de aprender algo novo e na qual me sinto verdadeiramente bem!



Cakes, Mini-Cakes e Madalenas...
(adaptação de várias receitas, de vários blogs e muitas leituras)

A base (dos bolinhos) é toda ela a mesma, mas como se tratou apenas de uma 1ª experiência neste sector, posso garantir que o resultado é fiável e a apresentação varia de acordo com o desejo e as formas disponíveis.

No meu caso, foi muito divertido fazê-las! Aqui fica uma representação das experiências.

Base dos mini-cakes (Bolo de Iogurte):
2 iogurtes de aromas (ex.tutti-frutti)
2 copos de óleo (o copo do iogurte serve de refª de medida)
2 copos de açúcar
5 copos de farinha
4 ovos
1 colher de café de fermento

*Acrescentei*
sumo de 1 laranja
raspa de metade da laranja

*para os cakes*
usei 12 quadrados de chocolate negro 70% e piquei para acrescentar na última base da mistura

Confecção
misturar todos os ingredientes do bolo de iogurte e acrescentar a raspa da laranja e o sumo. Voltar a misturar e verter nas formas já untadas com manteiga e farinha. No meu caso, deu para dois mini-cakes e 10 madalenas.
À restante base misturei o chocolate picado e verti sob forminhas de pudim flan.
Levar ao forno à temperatura de 180ºc por 20 minutos. Fazer o 'teste do palito' antes de retirar do forno.

6 comentários:

Helena disse...

Que bela apresentação!
Gostei do texto,identifiquei-me com ele.
Bj e bom domingo

Joaninha disse...

Voltei minha querida! :)))
Antes de mais deixa-me dizer-te que admiro e "invejo" essa tua boa disposição de Domingo. :D Quanto aos bolinhos só poderei dizer que estão lindos e as fotos igualmente lindas e coloridas como eu gosto! Já comia um de cada...
Bjs grandes

Leonor de Sousa Bastos disse...

No meio de tantos bolinhos até fico perdida...estão tão bonitos!:)

Fico contente com tanto entusiasmo e dedicação!

As suas receitas têm a marca inevitável do seu carinho!:)

Beijinhos

Elaine Beneduzi disse...

Sandra,
Que cantinho bacana vc tem aqui! Olha, eu adoro madalenas!!! Há algusn dias fiz uma de laranja com chocolate, mas não sobrou nem pra foto!
Fiquei super à vontade no Avental! Adoro quando recebo visitas simpáticas como a sua!
bjo
Elaine

Anónimo disse...

Ora aqui está uma boa sugestão para as nossas tardes na DZN! Quando nos derem assim umas dores de cabeça fortes, em vez de metermos baixa, fazemos uma prova de bolinhos e bolachinhas, aparentemente divinais! Seria uma óptima terapia! =)))))

Anónimo disse...

Ups...esqueci-me de mencionar quem sou! É para veres o poder persuasivo que as tuas receitas têm: fazem-me esquecer de revelar a minha própria identidade! Fico tão envolvida no que mostras, que nesse momento apenas se manifesta a vontade de devorar os teus petiscos !
*Pipas*