quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Muffins Chocolate/Laranja


Acabados de sair do forno e ainda húmidos, como manda a tradição...
Estes muffins são exemplares de uma receita postada pela querida Joaninha e seu chef, que tinha guardada há já algum tempo e a prometer fazer para experimentar a mistura de sabores...

Não cresceram muito (embora tenha colocado o fermento como vinha no 'script'), mas acho que o chocolate o 'abafou' e não deixou crescer os bolinhos... 'guloso'!!!

Eram doze... agora restam 4!!! Tenho de dizer mais alguma coisa???

Ingredientes (para 12 formas)
(*vou 'plagiar' a receita original, mas com pequeninas alterações)

. 200 grs de Farinha com 50grs de custard
. 2 c. café de Fermento (talvez por isso não tenham crescido tanto qto o desejado)
. 80 grs de Açúcar Amarelo
. 1/4 c. chá de Sal

. 1 Ovo
. 1 dl buttermilk*
. 1 dl sumo de Laranja
. Raspa da casca de 1 Laranja
. 1 Banana
. 50 grs de Manteiga
. 1 dl de Óleo
. 1 c. chá essência de Baunilha

. 3 c. sopa de chocolate em pó

Confecção

Aqueça o forno a 180º e prepare a forma dos muffins colocando forminhas de papel em cada orifício.
Num recipiente misture os ingredientes secos - a farinha, o açúcar, o fermento e o sal.
Num outro recipiente misture os ingredientes "húmidos" - o ovo, o leite que misturou previamente com 1 c. de sopa de sumo de limão e deixou repousar pelo menos por 10 minutos, o sumo e a raspa de laranja, a banana esmagada com um garfo (se o fizer antes de a adicionar juntar gotas de sumo de limão para não oxidar), a manteiga derretida no micro ondas, o óleo e a essência de baunilha.
Adicione os ingredientes líquidos ao recipiente dos ingredientes secos e com um garfo misture grosseiramente os dois sem mexer demais e de forma a que a massa não fique muito homogénea. by Joaninha

Aqui iniciei as minhas alterações:
Dividi os ingredientes líquidos em duas partes, deixando apenas o chocolate em pó por misturar numa das taças.
Talvez seja necessário adicionar um pouco mais de óleo à massa de muffins, para que fique mais maleável e fácil de trabalhar.
No final misturei os dois preparados e mexi com um palito para que se fosse visível a mistura de cores.

4 comentários:

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá Sandra!

Para quem se levanta de madrugada como eu, desperta por uma enorme dor de cabeça (suspeito que por fome e cansaço)os quatro...três....dois...um... muffin...eram irresistíveis...:)

Helena disse...

Olá
Esses muffins devem ser deliciosos!
Bj

risonha disse...

bem, parece que hoje foi dia de muffins nas nossas cozinhas.
queres fazer uma troca? provas dos meus e eu provo dos teus....
ou já não tens nada?

Joaninha disse...

São deliciosos, não são? Provavelmente fazem parte de uma pequena lista de receitas favoritas minhas. Estou a ver que durante a minha semana de ausência o teu ânimo voltou.... fico feliz!=))))))
Beijos grandes